Veja também

Minissaia, uma história curta.

Meninas,
Esses dias assisti a um documentário maravilhoso no GNT sobre uma peça que, desde sempre, esteve presente no imaginário das pessoas: a minissaia.


Criada pela inglesa Mary Quant, a peça (ousadíssima para os padrões de 1963) revolucionou o mercado da moda feminina e mais, renovou o olhar da sociedade para a mulher. A minissaia tornou-se a peça do ano e levou a mulherada a um patamar, até então, nunca alcançado: o da independência. 


Mary Quant


Além um símbolo de sensualidade, a minissaia é um ícone de libertação - dos pais que desejavam ter as filhas intocáveis e dos homens que as tinham como subordinadas. Ainda hoje a peça representa auto-confiança e, quando vestida, exibe o poder de controle do próprio corpo que mulher conquistou ao longo de décadas.


O designer francês André Courrèges também foi pioneiro no lançamento desta peça tão particular. Em 1965, sua coleção futurista levou a minissaia às passarelas. O desfile tornou-se um marco na história da moda e ficou conhecido como "Revolução Courrèges".  

Não, não foi apenas pelo comprimento excessivamente curto das saias, mas pela inovação estética das roupas, pelos materiais exóticos e cores extravagantes que compunham cada uma delas.


Apesar da assinatura de grandes nomes da moda e do sucesso obtido nas passarelas, a minissaia sofreu repressões. Protestos eclodiram nos EUA em 1968 e, dois anos depois, na França. A peça ainda era considerada vulgar por homens e pais "direitos".





Felizmente, hoje a minissaia está presente em todo lugar e vem ganhando novas roupagens à medida que a moda se renova. A peça é tão adorada e indispensável que aparece nas ruas, no red carpet e nos principais desfiles ao redor do mundo. O jeans nunca perdeu seu glamour, mas ganharam espaço paetês, bordados, pedrarias, rendas, couro e outros tecidos que mudam um look da água pro vinho.

Então, meninas, usem e abusem desta peça que, além de história pra contar, deixa qualquer mulher irresistível. Vista sua minissaia, abra aquele sorriso poderoso e saia para arrasar! 




Beijos, divas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares