Veja também

Viajando de Trailer

Como prometido, esse post é para ajudar todas aquelas pessoas que um dia quiseram viajar de trailer ( chamado em inglês de Motorhome), mas nunca puderam seja por dinheiro, coragem, falta de informação entre diversos outros motivos.
Vou começar dizendo que sim, vale muito a pena viajar de trailer. Além de ser uma experiência única, ainda é barata e proporciona uma aproximação familiar sem limites.
A primeira dica que darei é a seguinte: se você não gosta de viajar de carro, gosta muito do conforto de um quarto de hotel, não gosta de fazer a própria comida e conhecer os lugares por onde viaja, melhor não se aventurar num trailer.
Mas, se você é íntimo daqueles que vão com você (intimidade é fundamental nesse tipo de viagem),gosta de aventuras, belas paisagens, novas experiências e de pegar a estrada, você não vai se arrepender.





O pessoal da locadora deixou a gente no aeroporto ao final da viagem. Eles são bastante atenciosos, e não tívemos problemas com a locação do RV (outra palavra para trailer).
Mas, para pegar o trailer no início da viagem como somos 5 pessoas teríamos que pegar dois taxis, que saia o mesmo preço de alugar uma limusine, então optamos por chegar na locadora com todo o glamour.

Nosso trailer

Aluguel do motor home

Escolhemos o Canadá como destino para nossa viagem, alugamos o trailer pela internet meses antes no site: http://www.canadream.com/

Pesquisamos sobre cada cidade em que passaríamos, seus principais pontos turísticos, restaurantes e campings. 
Existem diversos tipos de trailers, em diversos tamanhos, ao fazer sua escolha eles oferecerão uns Kits refeição e Kits de dormir contendo lençóis, talheres, toalhas, pratos, copos, panelas e etc. Traga o que puder, o restante no nosso caso achamos mais em conta comprarmos no supermercado, pois além de ser muito em conta, pudemos trazer tudo de volta para Brasília conosco (na loja de tudo por 1 dóllar você encontra pratos e copos descartáveis muito bons). 
*Dependendo da região essas lojas podem ter diversos nomes as que conheço são  DóllarTree, Family Dollar.











Campings

Os campings podem ser reservados ( nós não reservamos nenhum e não tivemos problemas), mas se você gosta de ter a viagem toda programada existem sites que mostram todos os campings e permitem fazer as reservas. No verão é necessário reservar os camping, que ficam lotados dos próprios canadenses e de pessoas de todos os locais do mundo ( conhecemos uma família de poloneses enquanto estavamos no camping em Québec).

Cada diária no camping custa em média 30 dólares canadenses.

O KOA Camping é um dos mais conhecidos, apesar de possuir um custo superior aos demais ele oferece banheiros limpíssimos, com água quente e são bastante seguros. 
Grande parte dos campings tem banheiros e chuveiros independetes use-os guarde o banheiro do trailer para a estrada. Pois a água desse banheiro faz parte de um compartimento que precisa ser abastecido todas as vezes em que se estaciona no camping.
Alguns campings oferecem madeira para que você faça fogueira, é uma experiência muito legal, principalmente se estiver frio.




Camping



Banheiro do camping KOA

Como funciona o trailer

O trailer não é muito difícil de dirigir, se você já possui alguma experiência como motorista (não é obrigatório, mas o ideal é que seja alguém com mais anos de carteira pois você estará dirigindo um veículo do tamanho de um ônibus). VOCÊ NÃO PRECISA TER CARTEIRA INTERNACIONAL. Essa é uma dúvida que todos tem, mas sua carteira B já serve para você embarcar nessa aventura.



Quem aluga dá umas explicações básicas sobre como funciona cada motor home, você deve ficar atento ao gás (propane) - que serve para cozinhar, ar condicionado etc.- , e dentro do trailer existe um painel que mostra quanto ainda tem de água limpa, quanto de água suja (vide a foto abaixo).

Controle de gás e água


Essa água suja precisa ser descarregada nos campings, você precisará pegar o cabo do trailer e juntar ao esgoto. Certifique-se de esvaziar primeiro o BLACK (água do esgoto) e depois o GREY ( água do chuveiro) assim sua mangueira sempre estará livre de odores desagradáveis.
Quando o reservatório de água limpa está cheio dá para cerca de 8 banhos, inclusive você pode tomar banho enquanto o trailer está em movimento. Cozinhar no fogão e ver filmes na televisão.


Gás propano
Controle do ar condicionado

Coisas que ninguém nunca te contou sobre viajar de trailer


-Cuidado com os ursos! Isso mesmo, amarre bem sua comida ao jogá-la fora, existem ursos nos campings (pelo menos no  Canadá).
-O tanque cheio do Motorhome custa cerca de 320 dólares canadenses.
-O melhor é dirigir por cerca de 100 a 150 km por dia, para não ficar tão cansativo.
-Leve filmes, CD's e pendrive com músicas, tem televisão com DVD no trailer para você se distrair.
-Busque comprar comidas como lasanhas, pizza, arroz, batata, pois o trailer tem microondas, forno e freezer.
-Coma ao ar livre, tem espaços lindos, reservados para fazer exatamente isso, além de ser uma refeição muito diferente com paisagem natural.
-O Walmart o mercado, permite que durmam no estacionamento (não é muito seguro, mas se não tiver outra opção)
-EVITE ANDAR COM O TRAILER NO CENTRO DAS CIDADES
-Procure estacionar nas estações de metro, e utilizá-lo para conhecer a cidade de destino (é importante pesquisar estações de metro na internet)

Mangueira de abastecer o trailer


Comendo ao ar livre
Lixeira contra ursos
Existe quase que uma comunidade de pessoas que gostam de viajar de trailers, tendo o trailer como uma casa de férias, e moram neles também. Os que conhecemos foram muito simpáticos, existem todo o tipo de pessoas casais que viajam com crianças, senhores idosos com a esposa, e uma série de outras pessoas que são encantadas por esse estilo aventureiro de passar os dias.
Eles são bastantes receptivos, então aproveite para conhecer pessoas novas e descobrir mais informações sobre o lugar onde está.
Andar de trailer apesar de não ser tão confortável quanto um hotel apresenta oportunidades incríveis, e se você está pensando em viajar assim, vá em frente! Você não vai se arrepender!



Espero que tenha sido útil!
Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares